sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Diáogos Contemporâneos

Nas noites de 27 e 28 de novembro, alunos e professores do curso de Pedagogia da UNICNEC, reuniram-se para apresentar a biografia, teoria, como isto ainda é vivenciado em nossos contextos escolares (se o é) e, como pensar espaços de aprendizagem e práticas pedagógicas a partir dos teóricos: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Zygmunt Bauman e Pedro Demo.
Como TAE (Trabalho Extra Classe), tínhamos o dever de realizar em grupo, uma pesquisa referente as teorias de Zygmunt Bauman, este sociólogo moderno que faleceu em janeiro de 2017.
O sociólogo nos traz aspectos referentes às mudanças ocorridas na Pós-modernidade, chamada por ele de Modernidade Líquida, onde ocorre a passagem da sociedade de produção para a sociedade de consumo, descrevendo pensamentos e atitudes relacionados ao mundo atual.
Em seus livros e falas, Bauman aborda questões como o individualismo, as relações, a mídia, o consumo, liberdade e segurança, pois considera que a velocidade das mudanças, a descartabilidade de bens e pessoas e a ausência de padrões comportamentais são atitudes Líquidas.
Assim sendo, o sujeito moderno se caracteriza por possuir uma identidade móvel, fluida, que esta sempre em construção. Segundo Bauman, as pessoas não fazem mais planos de vida, não focam em um objetivo final, o meio se tornou muito mais importante do que o fim.
Logo passamos a vida toda redefinindo a nossa identidade, porque os estilos de vida, o que é considerado ser bom ou ruim para nós, as formas de vida atraentes e tentadoras mudam, desta forma as identidades são formadas e trocadas, na mesma velocidade em que se troca de um aparelho eletrônico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim de Férias

Já se passou o período de férias. É chegada a hora de voltar à rotina, aos estudos e ao trabalho. Inicio esta semana, como formação de...