Sob a orientação da
Coordenadora de Área e sob os conhecimentos referentes à turma, realizei a
elaboração do Projeto de aula: A tecnologia como meio de ensino e
aprendizagem da escrita e leitura, visando atender as necessidades de leitura e
escrita dos alunos utilizando a tecnologia como uma forte aliada.
A primeira intervenção para desenvolvimento das atividades foi
realizada no dia 08/11/2011. Iniciei a aula com a contação da história UXA, ora
fada, ora bruxa - Sylvia Orthof, como disparador. Após os alunos registraram
algumas palavras no caderno que caracterizavam a história, em seguida
escreveram frases utilizando as mesmas.
Durante a intervenção, pude perceber o interesse dos alunos pela
contação da história, neste momento ficaram atentos e concentrados, escutaram e
acompanharam o que estava sendo passado no projetor.
Muitos discentes realizaram todas as atividades, de forma
significativa, compreendendo o que estava sendo proposto e atingindo os
objetivos, pois, foram capazes de Interpretar frases e expressões além de
compreender a história lida pela docente, dominaram as correspondências entre
letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e
frases.
Houve interesse dos alunos pelo que era “diferente” nesta aula. A
contação da história fez com que os alunos se acalmassem, porém no momento de
escrever as palavras, já se dispersaram, pois para eles não era interessante,
desta forma nem concluíram a atividade. Alguns alunos apresentaram dificuldades
no desenvolvimento da atividade, necessitando de auxílio para a realização da
mesma. Para os que estão no nível pré- silábicos, foi proposto que realizassem a
ilustração da história. Trago nas imagens abaixo a ilustração do aluno e a
parte da história que representou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário