A partir das observações e intervenções realizadas na turma do 2º ano, elaborei o mapeamento a seguir. Com o objetivo de reconhecer como é o processo de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos da turma e individualmente.
MAPEAMENTO
DA TURMA – 2º ANO
|
||
Nº
|
Aluno
|
Características
|
01
|
A.L.S.C.
|
Falta
bastante as aulas, conversa, mas se esforça para realizar as atividades, às
vezes se dispersa. Reconhece números e quantidades, realiza operações matemáticas
(adição e subtração) utilizando palitos de contagem, (multiplicação) possui
dificuldades, necessitando de auxílio para realizar os problemas propostos. A
aluna escreve e lê palavras e frases, realiza leitura silábica.
|
02
|
A.L.S.P.
|
Falta
bastante as aulas, retruca a professora, conversa com as colegas, se
dispersando para realizar as atividades, possui um pouco de dificuldades para
realizar as atividades propostas. Escreve e lê palavras e frases, realiza
leitura silábica. Possui conhecimento dos números e sua quantidade, realiza
operações (adição, subtração) utilizando palitos para contagem,
(multiplicação) possui dificuldades, necessitando de auxílio para realizar os
problemas propostos. .
|
03
|
A.L.B.G.
|
Quieta,
carinhosa, dedicada, se esforça para realizar as atividades propostas.Realiza
leitura e escrita de palavras e frase, possui dificuldades na escrita e
leitura, por ter problema na fala (necessita de um aparelho para “abrir” o
céu da boca), desta forma escreve e pronuncia algumas palavras de forma
errada. Conhece números e as quantidades, realiza operações matemáticas
(adição, subtração e multiplicação) com auxílio de palitos de contagem.
|
04
|
A.A.Z.R
|
Conversa
Bastante, retruca colegas e professora, não leva a aula a serio, muitas vezes
não quer realizar as atividades propostas, se auxiliá-lo realiza todas as
atividades com facilidade. Reconhece os números e suas quantidades, realiza
operações matemática (adição, subtração) simples, com auxílio de palitos de
contagem.Escreve e lê de forma silábica e fonética, quando possui sentido
concreto.
|
05
|
D.A.S.
|
Bastante
ativo, agitado, caminha pela sala, conversa paralelamente com os colegas, às
vezes não quer fazer nada, mas quando realiza as propostas da aula, tem
facilidade para compreender e realiza- as.Lê palavras e frases de forma
silábica, já escreve palavras e frases, realiza operações matemáticas
(adição, subtração e multiplicação), possuindo um bom raciocínio lógico, às
vezes necessita dos palitos de contagem.
|
06
|
E.F.F.
|
Falta
bastante as aulas, quieto, às vezes conversaum pouco com os colegas. Muitas
vezes não copia ou não faz a atividade, mas tem facilidade para compreender e
realizar as atividades propostas. Lê e escreve palavras e frases com fluência.
Reconhece os números e suas quantidades, realizas operações matemáticas
(adição, subtração e multiplicação) sem o auxílio dos palitos de contagem.
|
07
|
E.A.O.
|
Aluna
quieta, porém fica brava quando não é atendida imediatamente ou quando não recebe
auxílio, pois quer realizar todas as atividades junto com a professora. Possui
dificuldades para realizar as atividades, mas se esforça para fazer as
atividades, Às vezes necessita de ajuda para fazer a copia do quadro, muitas
vezes não entende o que escreve, reconhece letras e sílabas, porém não
escreve palavras, somente com auxílio. Ainda não lê. Tem conhecimento dos
números e de sua quantidade até vinte, números maiores possui dificuldade
para seguir uma sequência, se perde na contagem e não lembra a “nomenclatura”
do número. Realiza operações matemáticas (adição, subtração e multiplicação)
de forma concreta fazendo representações das quantidades, ou com palitos de
contagem.
*Suas
atividades são iguais as dos demais colegas, porém não acompanha na parte
escrita, somente na matemática.
|
08
|
E.K.O.T
|
Quieta,
dedicada, se dispersa facilmente, desta forma, acaba desenvolvendo as
atividades propostas. Escreve palavras e frases, lê e escreve palavras e
frases, realiza a leitura de forma silábica. Possui conhecimento dos números
e suas quantidades, realiza operações matemáticas (adição, subtração e
multiplicação) com auxílio dos palitos de contagem e da professora.
|
09
|
J.M.S.S
|
Não
interage com a turma, quieta, conversa somente com algumas colegas, muitas
vezes não pede auxílio para realizar as atividades, suas atividades são
diferentes dos demais colegas. Reconhece as letras, seus fonemas e sílabas,
ainda não lê. Reconhece números e suas quantidades, realiza operações
matemáticas (adição e subtração) simples, com auxílio de palitos de contagem
e da professora.
|
10
|
J.H.S.
|
Agita-se
algumas vezes, conversando paralelamente com os colegas, brincando na sala de
aula, porém realiza as atividades propostas, escreve palavras e frases
realizando a leitura das mesmas fluentemente. Reconhece os números e
quantidades, realiza operações matemáticas (adição, subtração) com facilidade,
possui dificuldades na multiplicação.
|
11
|
J.V.S.N.
|
Muito
agitado, conversa bastante, retruca a professora, brinca durante a aula,
acaba não prestando atenção, desta forma não realiza algumas atividades.
Escreve frases e palavras, realiza leitura de forma silábica. Reconhece os
números e suas quantidades, realiza operações matemáticas (adição e
subtração), possui dificuldades na multiplicação.
|
12
|
K.M.P.
|
Não
interage com os colegas, quieto, não conversa, não pede ajuda para a
professora. Realiza atividades diferenciadas, não reconhece todas as letras
do alfabeto e seus fonemas. Possui dificuldades para identificar e formar
sílabas, ainda não lê. Possui conhecimento dos números e sua quantidade, tem
dificuldade identificar a ordem (até 10) e representá-los, realiza as
operações matemáticas (adição e subtração) simples com bastante dificuldade,
necessitando de palitos de contagem e da ajuda da professora para fazê-las.
Não gosta muito de fazer pinturas, seu caderno não segue uma sequência.
|
13
|
L.G.S.
|
Conversa
com os colegas, porém realiza todas as atividades propostas. Escreve e lê
palavras e frases, sua leitura é de forma silábica. Reconhece números e
quantidades, realiza operações matemáticas (adição, subtração), possui
dificuldades na multiplicação, necessitando dos palitos de contagem.
|
14
|
L.C.S.
|
Conversa
com os demais colegas, algumas vezes se agita e brinca durante a aula, não
realizando a copia das atividades ou acaba ficando atrasado. Reconhece os
números e suas quantidades, realiza operações matemáticas (adição, subtração
e multiplicação) com auxílio dos palitos de contagem. Lê e escreve palavras e
frases.
|
15
|
L.H.S.
|
Conversa
com os demais colegas, algumas vezes se agita e brinca durante a aula.
Realiza todas as atividades propostas. Lê e escreve palavras e frases com
autonomia. Possui conhecimento dos números e suas quantidades, resolve
operações matemáticas (adição, subtração e multiplicação) sem usar palitos de
contagem.
|
16
|
M.G.S.
|
Aluna
quieta, às vezes conversa um pouco, dessa forma, não realiza as atividades
propostas. Necessita de auxílio, pois possui bastante dificuldade para
realizar os exercícios. Têm dificuldades para escrever sílabas, ainda não
realiza leitura. Reconhece os números e suas quantidades, realiza operações
matemáticas (adição e subtração) simples com auxílio de palitos de contagem.
A professora tem que estar sempre ajudando e chamando atenção, pois se
dispersa facilmente.
|
17
|
M.M.A.
|
Aluna
quieta, às vezes conversa um pouco, desta forma, se atrasa para realizar as
atividades. Possui conhecimento dos números e suas quantidades, realiza
operações matemática (adição, subtração e multiplicação) com palitos de
contagem. Lê e escreve palavras e frases.Sua leitura ainda é silábica
|
18
|
T.R.O.
|
Bastante
ativo, agitado, caminha pela sala, conversa paralelamente com os colegas, além
de retrucar a professora, às vezes não quer fazer nada,quando realiza as
propostas da aula, tem facilidade para compreender e resolvê-las. Reconhece
os números e suas quantidades, realiza operações matemática (adição,
subtração e multiplicação), possuindo um ótimo raciocínio lógico, sem o
auxílio dos palitos e contagem. Lê e escreve palavras e frases. Sua leitura
ainda é silábica.
|
19
|
V.G.P.
|
Bastante
ativo, agitado, conversa paralelamente com os colegas, porém, realiza todas
as atividades propostas da aula. Reconhece os números e suas quantidades,
realiza as operações matemática (adição, subtração e multiplicação) sem o
auxílio dos palitos e contagem. Lê e escreve palavras e frases.
|
20
|
P.F.S.
|
Aluna
ativa, agitada, conversa paralelamente com os colegas, além de retrucar a
professora, porém, realiza todas as atividades propostas da aula. Reconhece
os números e suas quantidades, realiza as operações matemática (adição,
subtração e multiplicação) sem o auxílio dos palitos e contagem. Lê e escreve
palavras e frases. Sua leitura ainda é silábica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário